A Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Minas Gerais (FETTROMINAS) vem discutindo sistematicamente com os Sindicatos filiados os problemas relacionados à empresa Saritur. Além dos conflitos recorrentes com as entidades sindicais e com os próprios trabalhadores, a empresa ganhou destaque na imprensa após ser alvo de uma operação da Policia Federal. Um cenário que causa desinformação e preocupação para a categoria.
Pensando nisso, a Federação promoveu no dia 22 de junho, um debate que buscou esclarecer e definir ações que garantam os direitos dos Trabalhadores. O encontro contou com a presença do Deputado Estadual, Celinho do Sintrocel (PCdoB), que elucidou o problema e apontou alguns caminhos para os Sindicatos.
Celinho destacou a importância de as entidades sindicais buscarem as informações corretas e agir com responsabilidade, priorizando a empregabilidade. “Muita coisa que está sendo divulgada e atende, na verdade, mais um caráter político do que a realidade. Sabemos que a empresa tem problemas e precisamos resolver. Mas isso tem que ser feito com inteligência e seriedade, pois a empregabilidade é essencial. Não podemos nos nortear pelos exageros da mídia”, defende.
Já o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Montes Claros, Antônio Roberto Guedes, cobra mais organização e mobilização para garantir os direitos trabalhistas. “A Saritur possui débitos significativos com a classe trabalhadora. Além de não realizar os depósitos do FGTS como devido, a empresa atrasa com freqüência os pagamentos de salários, ticket de alimentação e quando os trabalhadores saem de férias, recebem o pagamento somente até o dia 26 do mês. Um pesadelo que precisa ter fim”, afirma.
A FETTROMINAS pretende realizar outras discussões antes de formular um plano de atuação conjuntamente com os Sindicatos que se relacionam com a Saritur. A entidade entende que o diálogo é sempre o caminho para obter êxito em todas as demandas.